sexta-feira, 23 de maio de 2008

Um dia em Vancouver

A cidade de Vancouver, a principal cidade do estado canadiano de British Columbia, é uma cidade costeira que é delimitada pelo estreito de Georgia, o rio Fraser e as Coastal Mountains. Deve a designação de Vancouver ao explorador inglês George Vancouver. A cidade é localizada em territórios que outrora pertenceram a diversas tribos de índios que agora estão limitados a reservas criadas para o efeito na região, à semelhança do que acontece nos estado norte-americano de Washington.

À chegada à cidade e após o check-in no hotel, fizemos o primeiro reconhecimento da zona. Em Vancouver existe um excelente parque na cidade situado numa península conhecido como Stanley Park que funciona como uma espécie de Central Park para os habitantes da cidade. Muitos dos locais deslocam-se para esta zona para fazer jogging ou andar de bicicleta. Deste local a vista sobre o skyline da cidade é espectacular.

A cidade vista do Stanley Park

Lions Gate Bridge

Uma "praia" no centro de Vancouver

Nesta região, como estamos acima dos 50ºN o anoitecer e nesta altura do ano temos luz do dia praticamente até às 22h, o que torna os dias longos ideais para quem está a fazer turismo.

Anoitecer tardio

No dia seguinte, tempo para continuar a explorar a cidade de Vancouver e as principais atracções da região. Optámos por rumar ao Mount Grouse que oferece a melhor vista sobre a cidade e uma oportunidade de estar perto da floresta e principalmente na neve!

Existe um teleférico que nos leva até aos 1231 metros de onde é possível explorar esta estância onde os habitantes da cidade têm o privilégio de fazer ski no inverno, voltando a casa ao final do dia. Para além da neve este local é habitat natural de ursos e lobos que naturalmente estão em zonas cercadas por vedações eléctricas de forma a não existirem surpresas :)

A cidade vista da Grouse Moutain

Neve, muita neve

O heli para ver as vistas

Mesmo muita neve

Na descida do Mount Grouse parámos no parque Capilano, um extraordinário parque no meio da floresta onde existe uma ponte suspensa digna de qualquer filme do Indiana Jones. Existem igualmente diversas pontes suspensas no topo das enormes árvores características desta região, que outrora foi território de diversas tribos de índios. Alguns desses descendentes ainda se vêem por esta região, nomeadamente em diversas reservas existentes quer nos EUA quer no Canadá.

Qualquer semelhança com os filmes do Indiana Jones ...

Mais uma perspectiva das ponte

O resto do dia foi ocupado a explorar o centro de Vancouver, passando igualmente pela “seaplane base” junto do porto interior da cidade. Desta local são operados diversos voos para as diversas ilhas da região, principalmente várias cidades na ilha de Vancouver, onde o hidroavião é uma das melhores opções de transporte.

Um hidroavião da Harbour Air

Um Twin Otter versão seaplane a chegar

Só para tripulação :)

Uma excelente cidade onde se nota que há qualidade de vida, tirando uma outra zona com muitos sem-abrigo que infelizmente também por aqui existem. Mas recomendamos vivamente a visita a esta região.

A despedida de Vancouver

Amanhã regressamos aos EUA, a Seattle para visitar mais aviões e depois regressar a Nova Iorque a bordo da JetBlue, num daqueles “red-eye flights” tradicionais nos voos costa-a-costa.

Até amanhã!

.

Sem comentários: